As diferentes etapas para adaptar sua van, furgão ou caminhão em uma van personalizada
Vamos ver neste tutorial as dicas para realizar você mesmo a adaptação do seu furgão/utilitário em uma van personalizada
Quais são as diferentes etapas para adaptar seu furgão?
Para evitar surpresas, tudo deve ser planejado com antecedência, recomendo que faça os planos e reúna todos os conselhos que leu.
Recomendo que compre tudo aos poucos, pois às vezes os planos mudam ao longo do caminho, essa é a vida de vanlife!
Podemos considerar que há 6 etapas para adaptar seu furgão em uma van:
- Colocar as ripas para nivelar
- Distribuir o isolante por toda a carroceria do furgão
- Passar a fiação elétrica por toda a van adaptada
- Revestir as paredes com um kit de madeira
- Acabamento do revestimento
- Instalar um kit de adaptação para furgão/utilitário
Haverá muitas fotos neste "tutorial", pois às vezes as imagens falam mais do que palavras.
Focaremos em um revestimento completo do veículo. A isolação será feita com Armaflex.
Após ter testado vários materiais, este não é o que recomendo para isolar um utilitário. Explico aqui por que a isolação com cortiça projetada é mais simples, mais eficiente e pode ser combinada com Armaflex para quem deseja melhorar a resistência ao frio.
Como colocar as ripas no seu furgão?
Antes de realizar um revestimento completo, quis nivelar todas as paredes por uma questão estética.
A contrapartida é a perda de espaço, algo a ser considerado em veículos de tamanho médio.
As ripas devem ser distribuídas com o objetivo de facilitar o parafuso das paredes de compensado posteriormente.
Você pode colá-las com cola Sikaflex nas paredes do furgão e parafusá-las quando estiver em um reforço do utilitário.
Para a colagem:
Pressione bem a ripa para que a cola se distribua uniformemente. A adesão é rápida.
Para a fixação:
É importante distinguir os reforços do veículo da chapa externa. Você pode fixar a ripa com parafusos autofurantes. Como precaução, preferi fazer um furo piloto e adicionar um pouco de "anti-russo" antes de parafusar as ripas.
Como distribuir o isolante por toda a carroceria do seu furgão?
Embora recomendemos agora o cortiça projetada, caso queira usar Armaflex (que representa um custo considerável) para cobrir toda a área do seu veículo, recomendo dois produtos:
- Armaflex adesivo AF de 19mm, explico aqui por que usar AF (tecnologia Microban)
- Fita Armaflex de 3mm para as junções de duas peças de Armaflex de 19mm, além de pequenas acabamentos difíceis de fazer com 19mm
Para isolar sua nova casa com Armaflex, é simples, após medir as dimensões da sua van, você corta pedaços de Armaflex com estilete ou tesoura:
Em seguida, cole-o (uma face do Armaflex é autoadesiva) diretamente na carroceria do furgão:
As tiras de fita Armaflex são usadas para finalizar as bordas das paredes do veículo ou unir dois blocos de Armaflex quando o relevo da carroceria exige que o faça em duas etapas. Isso ajuda a evitar pontes térmicas:
Abaixo está a galeria de fotos mostrando passo a passo o isolamento do meu caminhão com Armaflex:
Como passar a fiação elétrica em toda a van adaptada?
Quando falamos de instalação elétrica em vans, é importante ser cauteloso e garantir que todas as condições de segurança sejam seguidas.
Dependendo do seu perfil, recomendo 3 opções:
- Nossa solução de bateria portátil caso queira retirar sua instalação elétrica a qualquer momento. Ou se deseja utilizar sua bateria fora da van, como para carregar um alto-falante ou celular à beira de um lago.
- Se você não tem conhecimentos em elétrica e não deseja gastar muito tempo nessa parte, contratar um eletricista automotivo me parece a melhor opção.
- Se tem algum conhecimento ou deseja aprender, você pode passar todos os cabos da bateria principal para a bateria auxiliar, e todos os cabos da bateria auxiliar para os acessórios do caminhão. Depois, basta procurar um eletricista para crimpar os cabos e verificar sua instalação antes de conectá-los. Isso economiza tempo para ele e dinheiro para você.
Eu otimizei ao máximo a instalação para evitar qualquer risco (quem pode fazer mais, pode fazer menos), utilizando cabos de 25mm² com fusíveis de 100A e um separador de baterias para conectar as duas baterias.
Para meus acessórios, geralmente usei cabos de 3mm², pois o meu acessório mais exigente em amperagem é minha geladeira de compressão, que usa 1Ah durante os picos de consumo, o que é muito baixo.
É importante escolher acessórios de baixo consumo de energia quando se fala em viver em uma van.
Por exemplo, fico surpreso ao ver tomadas 230V em vans.
Para os equipamentos, recomendo:
- Optar por uma geladeira de compressão (mais cara, mas essa tecnologia é incomparável) em vez de uma geladeira termoelétrica. Explico aqui por que.
- Priorizar um bom isolamento e, se necessário, um aquecedor do tipo Webasto em vez de usar um aquecedor elétrico na van, que aproveita o efeito Joule, criando perdas de energia e consumindo muita corrente.
- Optar por um adaptador 12V (acendedor de cigarros) para 19V contínuo para carregar seu notebook. Por que usar o carregador do notebook, que converte 230V alternados para 19V contínuos? O processo é muito mais ineficiente, pois é preciso converter 12V contínuos em 230V alternados para depois voltar a converter para 19V contínuos. Cada Ah conta quando se vive em uma van.
Este diagrama elétrico básico atende à maioria dos casos de vida em van:
Para a conexão entre as baterias principal e auxiliar, você pode passar pelos painéis ou pelo lado externo. Normalmente, na porta lateral do van, há um passe-muro. Foi isso que fiz aqui, passando todos os meus cabos por um tubo plástico.
Como revestir as paredes com um kit de madeira?
Agora resta revestir as paredes do furgão para transformá-lo em uma van personalizada.
Para isso, recomendo compensado de álamo de 3mm. O objetivo é cobrir as paredes para um acabamento estético, sem buscar um material muito pesado ou grosso, já que será necessário curvar os painéis para cobrir as formas arredondadas do veículo (janela, porta, passagem de roda etc…).
Para cortar os painéis de compensado nas medidas certas para o furgão, recomendo fazer moldes de papelão previamente, isso vai tomar um pouco de tempo no início, mas evitará que você faça um corte errado e precise começar tudo de novo.
Para fazer formas mais arredondadas, é necessário deixar o compensado de molho em água por uma boa hora, depois curvá-lo suavemente até obter o formato desejado. Deixe secar no molde, o álamo ficará ainda mais resistente após secar.
Dica: às vezes é mais fácil molhar e curvar uma peça maior do que o necessário (para evitar que quebre durante o processo de curvamento) e cortá-la no tamanho adequado depois de curvada e seca:
Aqui está a galeria de fotos para esta etapa de revestimento das paredes do caminhão:
Acabamentos do revestimento de madeira
Nosso van adaptado está quase pronto.
Como você pode ver na galeria anterior, será necessário preencher as juntas entre as diferentes partes do compensado.
Para isso, há duas opções dependendo do tamanho do espaço a ser preenchido.
- Se o espaço for inferior a 2-3mm, você pode usar massa para madeira. Também pode cobrir as cabeças dos parafusos para a estética e evitar as pontes térmicas (o frio pode subir pela chapa até a cabeça do parafuso).
- Se o espaço for muito grande, como estamos em uma van adaptada e o conjunto vai se mover um pouco ao longo do tempo durante suas viagens, há o risco de fissuras com o tempo nas junções dos painéis. Nesse caso, é necessário usar junta acrílica para paredes-janelas. O benefício da junta acrílica é que ela pode ser pintada para um acabamento perfeito.
Aqui está a galeria para os acabamentos da sua van adaptada com preenchimento de buracos e junta acrílica:
Não se esqueça de lixar a massa seca para obter um resultado suave:
Aqui está a galeria do resultado final de um utilitário com o revestimento lixado:
Para revestir o teto, e para a iluminação da van, adicionei as ripas ao plafonier.
O benefício das ripas é que são muito leves (porque são ocas por dentro), o que é uma vantagem já que as ripas do teto estão coladas. Também me permite passar facilmente os fios elétricos dentro das ripas. Adicionei pedaços de ripas nas extremidades e preenchi os buracos com massa para obter um resultado que pareça ter lâminas de madeira sólidas.
Aqui estão mais imagens para as ripas do teto:
Agora só falta pintar todo o utilitário e as ripas.
É importante proteger todas as superfícies que você não quer pintar.
Dica: passei uma camada de primer antes da pintura para uma melhor adesão.
Para os mais preocupados, você pode adicionar semi couro ao redor das portas e aberturas para garantir que não haja infiltração de água atrás dos painéis quando abrir as portas e estiver chovendo.
Você pode cortá-lo com tesoura e colá-lo na carroceria de um lado, depois grampeá-lo nas ripas do outro.
(Você entendeu, se for fazer essa etapa, ela deve ser realizada antes de fixar os painéis de madeira)
Como instalar um kit de adaptação em uma van?
O mais difícil já foi feito, agora só falta passar para a adaptação dos móveis da nossa casa sobre rodas.
Aqui está o resultado da van vazia:
Para a adaptação do utilitário, há duas opções.
Você pode fazer uma adaptação fixa você mesmo de A a Z (cama, cozinha, móveis etc…)
Eu, pessoalmente, queria:
- Ter uma solução de baixo custo que fosse modular de acordo com meu uso (se estou sozinho, com um parceiro, com uma bicicleta, uma moto etc…)
- Usar meu utilitário durante a semana para evitar ter um veículo exclusivo para lazer (e assim pagar dois seguros, duas manutenções etc…)
- Poder retirar meu kit de adaptação em 5 minutos para usar meu caminhão em mudanças ou para ir ao centro de reciclagem, enfim, manter sua função de utilitário.
- Achar um compromisso para meu orçamento (entre preço acessível e qualidade)
- Ter autonomia em energia, gás e água, mas sem tornar isso uma prioridade, pois gosto de parar em campings para conhecer outros amantes de vanlife
- Ter uma cama grande e confortável (o que é o caso com a Combeing, pois a cozinha não fica fixa dentro, ocupando todo o espaço disponível). Não devemos negligenciar o conforto da cama, por isso escolhi a opção HR35 pela densidade dos colchões, que é recomendada em vans.
- Também adicionei um aquecedor, que usamos apenas no inverno ou durante viagens à Noruega.
Também vivi 3 anos de road trip na Austrália, onde adaptei uma van e um 4x4 por conta própria. Essa experiência na Austrália me permite comparar as vans adaptadas alugadas, pois comecei por essa etapa.
O custo da adaptação se revelou tão caro quanto, ou até mais caro, do que deixar um profissional fazer, garantindo um resultado experiente.
Por isso, escolhi a adaptação Combeing, que atende todas as minhas expectativas.
Marquei um horário e pude testar o kit no meu próprio veículo para visualizar o resultado.
Convencido, saí com meu kit de adaptação no mesmo dia.
Aqui estão as imagens do meu encontro de 1h30:
E para finalizar, o resultado final e algumas imagens em condições reais de viagem, com noites em campings e também em acampamento selvagem:
A opção do chuveiro me permite ser autossuficiente em água quando fazemos acampamento selvagem.
Para a cozinha, um cubo especialmente projetado com uma garrafa de gás ocupa pouco espaço e pode até ser retirado para o lado de fora quando estamos no camping
Hoje, depois de ser cliente da Combeing, gostei tanto do conceito e dos valores sociais e ambientais da empresa que agora faço parte dela e espero que minha experiência possa ajudá-lo no seu projeto de construção de van, pois sei que surgem muitas dúvidas quando nos interessamos pela vanlife.
Temos uma equipe de apaixonados, e, independentemente de escolher nossa solução ou não, ficaremos felizes em compartilhar nossas diversas experiências, então não hesite em nos contatar, estamos aqui para isso.
Espero que todas essas dicas sejam úteis, tentei detalhar ao máximo as diferentes etapas para adaptar sua van, independentemente do seu orçamento.
Boa estrada a todos
Transforme o seu veículo utilitário em uma van equipada em 5 minutos.
A Combeing é a solução ideal para os proprietários de veículos utilitários, furgões e campers que desejam dar, temporariamente e em poucos minutos, um outro uso à sua van para lazer.
O que os nossos clientes dizem...
Joel Joel
há 2 mês(es)
Bem merecido 5 estrelas. Ótima equipe Um simples e-mail resultou em uma compra. Eu me senti considerado, levado a sério e no centro das atenções. Uma vez lá, Matthieu foi incrível. Realmente no topo. Consegui satisfazer, realizar todos os meus desejos. A família agradece.
Hervé LOZES
há 4 mês(es)
Conceito engenhoso e muito bem pensado, material de qualidade e fabricação de precisão, com uma equipe atenciosa, recomendo fortemente!
Laetitia Coudrai
há 4 mês(es)
Compramos há alguns meses um kit Combeing para nosso transportador VW T5 e estamos muito satisfeitos com ele! A entrega foi gratuita e rápida. O atendimento ao cliente é de primeira qualidade, seja pela informação ou pela capacidade de resposta. Os kits são adaptáveis ao seu tipo de veículo mas também à sua utilização quer seja modo estrada, modo nocturno ou modo diurno (com tabela). Muito bom valor ao dinheiro. É altamente recomendável. E um grande obrigado ao Mathieu por lhe enviar presentes!!
Laurent Gréco
há 6 mês(es)
Uma grande equipa, um produto de elevada qualidade, um preço muito competitivo. Vendemos a nossa carrinha convertida porque o nosso tempo de utilização anual não justificava um investimento tão caro. Adquirimos um veículo utilitário que convertemos ao nosso gosto com a possibilidade de modificar a sua configuração de acordo com as nossas necessidades seguindo os numerosos conselhos muito profissionais recebidos da COMBEING. A equipa aproveitou o tempo para nos receber na empresa e montar os nossos módulos de forma a termos um layout à medida com tudo o que é necessário para viver de forma independente: gás, ponto de água, electricidade, WC, painel solar, duche... Resumindo , tudo o que é necessário para viver momentos agradáveis de acordo com os nossos desejos sem necessitar de ter o nosso veículo homologado na VASP Obrigado mais uma vez a toda a equipa pelo acolhimento, pela disponibilidade e pelo profissionalismo que realmente merecem. ser destacado
Domie Palet
há 6 mês(es)
Muito satisfeito com os módulos, entrega rápida, equipe super simpática, obrigado Mathieu pela assessoria e pelo profissionalismo, de primeira qualidade!!!! Recomendamos sem moderação...
Johann Manassian
há 9 mês(es)
Muito bom, a equipe é muito legal, os produtos vendidos (kit esportivo para VW T6 para mim) são ótimos (mas eu não tinha dúvidas disso, já tinha planejado tudo graças ao site deles, mas com os conselhos deles fiz um algumas mudanças que me agradam melhor). Também fiz o isolamento de cortiça pulverizada antes de pegar meu kit, resultado super simples e lindo. Eu realmente recomendo mais do que nunca. Obrigado e boa sorte em suas novas instalações.
caroline faure
há 1 ano(s)
5 estrelas sem hesitação para esta empresa profissional no layout modular de Vans e Vans. Um agradecimento especial ao Mathieu, que soube ouvir e encontrar todas as soluções para os meus constrangimentos respeitando o meu orçamento! A equipe é ótima, o ambiente amigável! Eu recomendo!!
Laurent FOUCHARD
há 1 ano(s)
Procurava uma carrinha o mais modular possível, capaz de ser utilizada como veículo de uso quotidiano, utilitário ou de lazer e com o kit Combeing Full encontrei exactamente o que procurava para a minha carrinha L1H1. Falei várias vezes com Mathieu e Raphaël, a sua atenção, a sua capacidade de resposta e a sua disponibilidade bem como os seus conselhos e os seus serviços foram muito valiosos para me orientar nas minhas escolhas... Resumindo, kits muito bem feitos, fáceis e rápidos de colocar no local, além de uma ótima equipe, recomendo fortemente esta empresa amigável...
Stephane Picard
há 1 ano(s)
Marcamos uma consulta, Mathieu nos recebeu calorosamente e nos mostrou o workshop, depois fomos até a área escolhida para resumir e fazer o orçamento. Temos todas as explicações técnicas necessárias, bem como conselhos e feedback. O menino é sincero e super profissional. Nossa escolha validada nos auxilia durante todo o tempo necessário para configurar os módulos. Mais uma vez, muitos conselhos e dicas, graças a ele. Achei a ideia absolutamente brilhante no papel mas fica ainda melhor na carrinha, as possibilidades são infinitas, a qualidade é de primeira, tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor. No final, confirma que com os meus 1m70 podemos dormir sem problemas e assim manter a mesa no lugar durante a noite. Conclusão: estamos satisfeitos além das nossas expectativas. Obrigado COMBEING, obrigado ao brilhante inventor e obrigado Mathieu pelo seu conselho
Nossos pontos fortes e valores
Não é necessária homologação VASP
Envio em até 48 horas úteis
Venha e saia com seu kit
Fabricação local e artesanal
Baixo impacto ecológico
Inserção profissional (ESAT)
Combinações infinitas conforme as suas preferências
Os nossos kits adaptam-se a todos os tipos de furgões. A Combeing escolhe para você os pisos adequados ao seu veículo utilitário; você só precisa mover as caixas neste piso como preferir. Em poucos segundos, passe de uma configuração com mesa e assentos para uma cama grande que cobre todo o interior do veículo.