Aménager mon utilitaire avec une batterie auxiliaire amovible
Objectif : Compreender as diferentes tecnologias de baterias existentes e escolher a que melhor se adapta ao uso em uma van. A ideia também é considerar conceitos de instalação, segurança, desempenho e, claro, custo.
Lítio-íon, GEL, AGM, Níquel, LCO, Chumbo... As denominações para qualificar uma bateria são muitas, o que pode gerar confusão. Vamos, portanto, esclarecer neste artigo as tecnologias existentes e suas principais aplicações, a fim de selecionar o melhor compromisso para o nosso uso.
Sumário
O produto desejado
Para relembrar, o princípio básico do Combeing é transformar seu veículo utilitário em uma van personalizada de maneira simples e barata em poucos minutos (montagem, desmontagem). Para isso, desenvolvemos um sistema modular e flexível, permitindo que você faça uma viagem espontânea.






Para acompanhar essa personalização, estávamos procurando uma bateria que compartilhasse a mesma filosofia de simplicidade e flexibilidade. Assim, selecionamos os critérios mais importantes para garantir um uso adequado ao estilo de vida da nossa comunidade. Aqui estão os critérios escolhidos:
- Uma vida útil longa (para nós, o produto é um investimento a longo prazo)
- Uma boa capacidade em Wh (diretamente relacionada à densidade energética)
- Uma alta estabilidade térmica (para minimizar os riscos de incêndio/explosão)
- Uma baixa autodescarga (os usuários armazenam a bateria entre os usos)
- Um tempo de recarga rápido
- Uma tensão suficiente para os acessórios comuns de uma van (potência da bateria)
- Uma temperatura de operação estratégica
- Uma boa relação custo-benefício
- Uma compatibilidade com nossos painéis solares portáteis

Resumindo, procurávamos um kit de bateria eficiente e confiável para carregar telefones, alimentar uma fonte de luz ou até mesmo fornecer eletricidade para nossa geladeira de compressão, por exemplo.
Estamos atentos ao impacto ambiental e também muito preocupados com a segurança e estabilidade do produto (afinal, dormimos literalmente em cima dessa bateria, então é melhor ter um bom produto!)
O produto escolhido
Entre as várias opções disponíveis, foi o kit de bateria portátil da EcoFlow que nos conquistou.
Suas características atendem às nossas necessidades, suas múltiplas conexões frontais e o espírito da marca nos agradaram. Além disso, a EcoFlow se estabeleceu há mais de 10 anos neste setor e, em nossa opinião, continua a ter várias vantagens competitivas.
Este produto compacto e eficiente tem uma capacidade de 768Wh e uma potência de saída de 800W. Por exemplo, ele permitiria que nossa geladeira de compressão funcionasse por 80 horas (*). Também poderia ser usado para carregar cerca de 24 celulares por 8 horas cada (**). Para um laptop consumindo 60W, ele poderia ser recarregado por nosso kit de bateria auxiliar por mais de 12 horas.

Além da sua grande capacidade de armazenamento de energia, esta bateria EcoFlow river 3 max plus pode ser recarrregada 100% sem risco de danos significativos em apenas 70 minutos.
Portanto, é possível carregá-la rapidamente, durante um intervalo de refeição, por exemplo.
Em resumo, são possíveis 4 modos de recarga:
- Usando um painel solar (cerca de 3h30 com um painel de 220W)
- Em tomada de parede / tomadas comuns (70 minutos)
- No carro (cerca de 9h)
- Por meio de uma porta USB-C (cerca de 9h)
Quanto à longevidade, o kit de bateria que selecionamos está bem posicionado, com uma vida útil de 10 anos prevista pela marca. Para essa tecnologia de bateria, o número de ciclos é de no mínimo 2000 e pode facilmente chegar a 3500 ciclos ou até 6000 se o uso for otimizado!
Por fim, esta bateria tem a vantagem de ser compacta e leve em comparação com suas concorrentes, com dimensões de 270x260x226mm e peso de 7,8Kg.
Abaixo, um vídeo explicativo mostrando o funcionamento e uso da bateria EcoFlow:
(*) : Para os seguintes dados: temperatura interna da geladeira: 5°C / temperatura ambiente: 20°C / consumo da geladeira: 0.75Ah/h.
(**) 768Wh/4W=192h e 192h/8h = 24 celulares
Tabela resumida de critérios por tecnologias
Antes de estudar outras tecnologias disponíveis no mercado, é interessante compará-las em uma tabela. Isso permite visualizar rapidamente e em um relance como o nosso kit de bateria com química Li-ion Ferro-Phosfato se compara com as demais. Esta tabela resume nossas observações e se baseia em nossas pesquisas e testes.
Legenda
+++ | excelente |
++ | muito bom |
+ | bom |
- | ruim |
- - | muito ruim |
- - - | lamentável |
Tipo de bateria | Segurança | Potência | Preço | Densidade energética | Vida útil | Autodescarga |
---|---|---|---|---|---|---|
Baterias Li-ion Ferro-Fosfato | +++ | ++ | + | ++ | +++ | ++ |
Baterias de Chumbo-Ácido | - | + | ++ | - | - - | - |
Baterias "AGM" | + | + | + | - | - - | - |
Baterias GEL | + | + | - | - | + | - |
Baterias Chumbo-Carbono | + | + | - - | + | + | - |
Baterias Níquel-Cádmio | - - | + | ? | - - | + | - - |
Baterias Níquel-Metal-Hidreto | + | + | - | + | - | - - |
Baterias Li-ion Cobalto-Oxido | - | ++ | - - | +++ | - | ++ |
Baterias Li-ion Manganês-Oxido | ++ | ++ | + | + | - | + |
Baterias Li-ion Níquel-Manganês-Cobalto | + | + | - | +++ | + | + |
Baterias Li-ion Titanato | + | + | - - | - | +++ | + |
Baterias Li-ion Níquel-Cobalto-Alumínio | - | ++ | - | +++ | - | + |
Baterias Lítio-Polímero | - - - | ++ | +++ | + | - - - | - - |
Baterias Sódio-íon (em desenvolvimento) | ++ | + | ++ | - | - | + |
A tecnologia escolhida:
Lítio-íon (Li-ion) Ferro - Fosfato / LFP
De onde vem?
Como toda empresa na vanguarda da tecnologia, a EcoFlow optou por usar baterias de lítio. Dentro dessa "família" de baterias, existem as chamadas baterias de lítio-metal (pesquisa e desenvolvimento ainda em andamento) e as chamadas baterias de lítio-íon.
Nosso kit de bateria auxiliar river 3 max plus utiliza essa tecnologia chamada Lítio-íon. Além disso, existem várias combinações de minerais dentro dessa tecnologia que trazem vantagens e desvantagens em cada caso. Um panorama das outras combinações de minerais está disponível mais abaixo. A ideia foi escolher a combinação que mais atendia às nossas necessidades.
Assim, optamos pelas baterias Li-ion Ferro - Fosfato, também chamadas de LiFePO4 ou LFP.

Como é feito?
Esse tipo de bateria é esquematizado abaixo:
Eletrodo positivo (cátodo)
Eletrodo negativo (ânodo)
PO4 / Fosfato
Fe / Ferro
Li / Lítio
Separador / membrana de polímero
Eletrolito
Carbono (grafite)

À esquerda no esquema, está o cátodo (+) composto principalmente de fosfato e ferro. Esta é a característica principal das baterias LFP, chamadas de Ferro - Fosfato.
À direita, está o ânodo (-) composto de carbono na forma de grafite. Diferentemente do item acima, este material e posição são relativamente comuns em várias tecnologias de baterias.
No centro, entre o cátodo e o ânodo, encontra-se o separador.
Um dos componentes e certamente um dos mais importantes é o lítio, como veremos a seguir, ele não tem um lugar fixo.
Todos os componentes mencionados anteriormente estão em um banho condutor chamado eletrolito.

Como funciona?
O princípio é bastante comum entre os acumuladores. Este acima (LFP) não foge à regra.
Ele funciona por meio de uma reação eletroquímica entre os íons de lítio e os materiais do cátodo e do ânodo.

Durante o carregamento, o lítio migra do eletrodo positivo (cátodo, à esquerda) para o eletrodo negativo (ânodo, à direita) graças ao eletrolito (condutor). O fenômeno inverso ocorre durante a descarga. Esses movimentos internos à bateria auxiliar permitem liberar energia elétrica.
Obviamente, tudo isso é ilustrado com equações químicas que explicam, entre outras coisas, o movimento dos elétrons durante a reação, mas não vamos perder o foco principal desta página e deste artigo: encontrar um kit de bateria para sua van/campervan/motorhome.
Com o princípio entendido, agora é interessante entender quais são as vantagens e desvantagens dessa tecnologia.
E então?
Essa tecnologia oferece mais vantagens do que desvantagens para um uso típico de "vanlife" e aventura.
Uma das mais importantes é a alta estabilidade térmica dessa tecnologia. De fato, no mercado, ela é atualmente uma das mais seguras, com um risco de explosão ou incêndio muito menor do que outros tipos de baterias. Isso ocorre devido ao processo químico, que é simplesmente menos reativo do que outros. Mesmo em condições difíceis (cal or, choques, vibrações...), esse tipo de kit de bateria auxiliar é mais resistente e apresenta um risco baixo de deterioração.

Além desse aspecto de segurança, que consideramos primordial, as baterias LiFePO4 demonstraram boas durabilidades, superiores a outras, como as baterias NCA, por exemplo (disponível no ponto 3.3). Vale notar que, para algumas combinações de materiais, o estado da bateria é fortemente impactado por um carregamento completo a 100%, mas não há grandes incidências para o nosso tipo de bateria. Assim, é possível aproveitar os 20% entre 80% e 100%, proporcionando uma grande faixa de uso. Essas inúmeras vantagens atraíram grandes fabricantes de automóveis, como a Tesla, que utiliza essa tecnologia para alguns modelos de sua linha (modelo 3 e modelo Y).
Esse tipo de bateria, no entanto, não é a bateria com a maior densidade energética dentro da tecnologia Lítio-íon. Foi feito um compromisso entre segurança e desempenho. Ela ainda é extremamente boa em comparação com os tipos de baterias clássicas encontradas na maioria dos carros a combustão.
info Densidade energética média de uma bateria de carro a combustão: 40 Wh/kg
info Densidade energética média de uma bateria Li-ion LFP (tipo EcoFlow): 180Wh/kg
Além disso, mesmo que vincular a noção de ecologia/ambiente à noção de baterias pareça contraditório, orientamos nossa escolha para uma bateria auxiliar sem Cobalto ou materiais extremamente poluentes, como o Cádmio.
Em resumo, as baterias LiFePO4 escolhidas oferecem um excelente compromisso entre desempenho / durabilidade sem esquecer sua maior força: a segurança.
De acordo com nossas pesquisas, experiências e feedbacks, elas representam atualmente a melhor tecnologia do mercado para uso nômade em vans, motorhomes ou campers.
Outras tecnologias existentes
Embora atualmente muitas falem sobre baterias à base de lítio, essa não é a única tecnologia existente. Desde o início do século XIX, as primeiras pilhas não recarregáveis apareceram. Depois, cerca de sessenta anos depois, surgiram as primeiras baterias recarregáveis. Desde então, as pesquisas e tecnologias não pararam de evoluir para antecipar gradualmente a substituição (ou pelo menos a redução do consumo) do petróleo. Abaixo e em ordem de surgimento, estão as diferentes tecnologias que poderiam ter sido usadas para equipar sua van / motorhome durante uma viagem.
Baterias de chumbo


Esse tipo de bateria de Chumbo-Ácido é uma tecnologia relativamente antiga, mas ainda amplamente utilizada. São as baterias presentes na maioria dos veículos a combustão, usadas para alimentar o motor de arranque. Dentro dessa "família" de baterias de Chumbo-Ácido, é possível distinguir 4 tecnologias principais:
- Baterias de Chumbo-Ácido padrão, disponíveis em uma variedade de tamanhos e capacidades, são acessíveis e padronizadas (disponíveis em qualquer lugar). Esse tipo de acumulador exige manutenção regular e sua vida útil é de cerca de 300 ciclos. Geralmente, esse tipo de bateria é encontrado em veículos a combustão. Vale ressaltar que as temperaturas negativas afetam muito o desempenho dessa tecnologia.
- Baterias "AGM" (Absorbed Glass Mat), comuns para usos estacionários ou em veículos particulares, esse tipo de bateria é vedado, o que significa que nenhuma manutenção específica é necessária e a segurança é melhorada (por exemplo, vedação). Embora apresentem desempenho ligeiramente superior ao tipo acima, os preços são mais elevados e alguns defeitos persistem (como a sensibilidade à sobrecarga).
- Baterias GEL (com eletrólito gelificado), irmãs das baterias AGM, são mais adequadas para uso intensivo. Além disso, a vida útil é melhorada, com cerca de 800 ciclos dependendo do uso. Reunindo alguns benefícios da tecnologia AGM, seu preço geralmente aumenta na mesma proporção. Atenção, o desempenho de carregamento dessas baterias GEL não é seu ponto forte.
- Baterias de Chumbo-Carbono, uma versão aprimorada das baterias de chumbo, oferecendo desempenho melhorado. Embora geralmente sejam caras para baterias de chumbo, essa tecnologia suporta correntes mais altas e é mais resistente à sulfatação. Embora bastante presente em energias renováveis, a desvantagem é a oferta limitada e a disponibilidade, já que parece ter sido superada mais rapidamente do que se esperava...
Em resumo, as baterias de chumbo (principalmente as baterias GEL e AGM) podem ser adaptadas para instalações elétricas em vans ou motorhomes. No entanto, o termo "instalação" não é à toa. Para esse tipo de bateria, outros elementos adicionais serão necessários, e um estudo elétrico (plano) deve ser feito. Não se deve negligenciar essa etapa ao "montar" um sistema de fornecimento de energia, pois as consequências podem ser graves. Vale notar que esse tipo de sistema é pouco ou nada portátil, então pense bem sobre o uso desejado!
Baterias de níquel


Introduzidas no início do século 20, as baterias baseadas em níquel rapidamente se posicionaram como uma alternativa às baterias de chumbo. O nome comumente utilizado para esse tipo de bateria começa com "Ni-" de "níquel", seguido pelo material associado. Dentro dessa categoria, duas tecnologias se destacam:
- Baterias Níquel-Cádmio (Ni-Cd), pioneiras no uso do níquel, essa tecnologia também utiliza Cádmio. Esse material de alta toxicidade foi banido na Europa desde 2016. Apenas algumas aplicações militares ou médicas, por exemplo, ainda o utilizam. Essa tecnologia está obsoleta para o público em geral.
- Baterias Níquel-Metal-Hidreto (Ni-MH), substitutas das baterias contendo Cádmio. Essa tecnologia é mais "ecológica". Ela mantém um bom desempenho em altas temperaturas e é menos sujeita ao efeito memória. Porém, apesar de um desempenho razoável, esse tipo de bateria sofre de uma autodescarga elevada e de um desempenho ruim em baixas temperaturas.
Portanto, é fácil entender que esse tipo de bateria não é ideal para uso em vans/campers em viagens. A primeira não é mais utilizada para aplicações cotidianas, e a segunda possui desvantagens muito significativas. Assim, é mais sensato deixar essa tecnologia para usos mais estacionários ou para veículos híbridos (ex.: Toyota Prius).
Baterias de lítio (outros tipos de lítio)


Explotado desde os anos 70, o lítio rapidamente se posicionou como um material muito adequado para o armazenamento de energia elétrica. Como vimos na parte "2.1 A tecnologia Lítio-íon (Li-ion) Ferro - Fosfato / LFP usada", existem várias combinações de materiais. Abaixo, 6 tecnologias principais de baterias de lítio (diferentes do Li-ion Ferro-Fosfato - LFP) são apresentadas, com nossas opiniões sobre sua compatibilidade com o uso em vans/campers/motorhomes.
- Baterias Li-ion Cobalto-Óxido / LiCoO2 / LCO, uma tecnologia interessante por ter uma grande capacidade de armazenamento de energia. Além disso, é o tipo de bateria de lítio com o qual temos mais experiência. No entanto, é mais utilizada em dispositivos eletrônicos como celulares e câmeras fotográficas (autonomia suficiente). O uso dessa tecnologia LCO para baterias auxiliares de vans é pouco comum, e não a escolhemos devido à presença de Cobalto e aos preços considerados elevados.
- Baterias Li-ion Manganês-Óxido / LiMnO4 / LMO, frequentemente usadas em ferramentas portáteis ou bicicletas elétricas. Essa tecnologia pode ser classificada como "média". De fato, seu preço está à altura de seu desempenho: razoável. Não escolhemos essa tecnologia devido à sua vida útil. Com uma duração de 300 a 700 ciclos, é a bateria de lítio com a vida útil mais curta.
- Baterias Li-ion Níquel-Manganês-Cobalto / LiNiMnCoO2 / NMC / NCO, uma tecnologia concorrente da escolhida (LFP). Sem dúvida, ela oferece boas vantagens, como uma boa densidade energética e peso adequado. No entanto, contém Cobalto, e nossa posição em relação a esse material não mudou. Além disso, é necessário ter um uso mais rigoroso (por exemplo, evitar carregar completamente até 100%), o que consideramos um incômodo. Em uma viagem, pensamos que evitar restrições é uma prioridade.
- Baterias Li-ion Titanato / Titanato de Lítio / Li4Ti5O12 / LTO, parecem ser baterias promissoras. Com uma durabilidade excelente (de 8000 a 20000 ciclos, segundo alguns sites), essa tecnologia também possui um tempo de recarga muito rápido. Hoje em dia, é pouco utilizada (por enquanto) e está mais presente em aplicações pesadas ou em empilhadeiras, por exemplo. Embora a densidade energética não seja enorme, poderíamos eventualmente ter escolhido essa tecnologia se a oferta fosse mais acessível.
- Baterias Li-ion Níquel-Cobalto-Alumínio / LiNiCoAlO2 / NCA, às vezes usadas na indústria automotiva, essas baterias também apresentam boa densidade energética e boa autonomia. Além disso, as tensões internas podem ser altas. No entanto, sua vida útil é geralmente em torno de 1000 ciclos, elas contêm Cobalto e sua estabilidade/securança é média. Portanto, ficou claro que não escolhemos essa tecnologia para equipar nossas vans.
- Baterias Lítio-Polímero / LiPo / LIPO, derivadas das baterias Li-ion anteriores, têm a vantagem de serem extremamente compactas (devido ao seu eletrólito especial) e poderosas. Por outro lado, sua vida útil é muito curta e são instáveis/perigosas. Por todas essas razões, essas baterias são usadas principalmente em modelismo. Portanto, essa tecnologia foi descartada para nosso setor.
Resumindo, existem muitos tipos de baterias de lítio, e cada uma delas tem aplicações específicas para determinados setores. Não tínhamos preferências ou influências em relação à escolha do nosso material/bateria auxiliar, então a seleção foi feita por eliminação. Como mencionamos na primeira parte, alguns pontos técnicos são obrigatórios, como:
- Alta estabilidade térmica
- Boa capacidade
- Longa vida útil
Agora que fizemos uma visão geral dos diferentes tipos de bateria, seja de Chumbo, Níquel ou Lítio, você conhece as principais soluções para ter um estoque de energia. Após apresentar outras tecnologias de baterias, abordaremos outras instalações elétricas possíveis.
Instalação artesanal
Se desejar, é possível optar por soluções alternativas além de um kit de bateria auxiliar para seu van. Vamos discutir dois outros tipos de soluções técnicas para fornecer energia ao seu van. A primeira, que ainda atrai muitos "vanlifers", será analisada pelos prós e contras. A segunda, mais inovadora, vem com uma nova proposta.
Exemplo de instalação feita em uma das nossas grandes caixas Combeing:

Exemplo de instalação feita em uma das nossas meia-caixas Combeing. Nessa configuração, elementos como o separador de casal, por exemplo, precisaram ser movidos para baixo do capô do motor devido à falta de espaço.


Se o desejo de se tornar eletricista for forte, há algumas coisas a saber antes de começar! As vans estão há muito tempo presentes e não há sempre baterias portáteis como a EcoFlow. Então é comum encontrar vans ou campers com um sistema elétrico feito artesanalmente (e funcionando muito bem).
Em resumo, se o objetivo é converter seu veículo em um verdadeiro motorhome irreversível, é importante:
- Listar os equipamentos que serão usados no veículo (Potência em W, Tensão em V, Consumo energético em A/h e tempo estimado de consumo (em h e D)).
- Esquematizar a instalação antes de começar (onde colocar o(s) porta fusível, onde colocar os interruptores, tomadas… com foco em quantidades).
- Dimensionar os materiais: essa etapa é muito importante para garantir o bom funcionamento e segurança. Então é preciso dimensionar corretamente os cabos e fusíveis usados para proteger o sistema, conforme a corrente elétrica.
- Selecionar o material: isso inclui comprar as baterias, o separador/couple, o voltímetro, interruptores, tomadas, porta fusíveis, MPPT para o painel solar, etc…
- Instalar corretamente o sistema segundo as normas elétricas, para não colocar em risco você ou seu equipamento. Se necessário, peça ajuda a quem tenha mais conhecimento para evitar erros!
Ao fazer esse tipo de instalação por conta própria, o preço das peças geralmente fica em torno de 350-400€, o que é um pouco mais barato que a maioria das baterias portáteis.
Outros exemplos de instalações em vans ou campers estão disponíveis abaixo!



Abaixo está um esquema elétrico básico ilustrando os diferentes componentes e seus respectivos locais:

Separador - Couple
Bateria auxiliar adicional (além da principal do veículo)
MPPT (dispositivo de gerenciamento do painel solar)
Painel de controle (interruptores + porta fusível inclusos)
Instalação de um kit de energia Ecoflow
Outra solução mais inovadora foi desenvolvida pela marca EcoFlow. Trata-se de uma evolução da instalação anterior.
De fato, a ideia deles foi reunir todos os componentes necessários para o funcionamento (exceto as baterias) em um único e mesmo elemento. Depois, com um único cabo, basta conectar a(s) bateria(s) à unidade. Essa tecnologia recente facilita muito as instalações elétricas e garante muito mais segurança.
Como pode ser visto na imagem acima, o sistema em questão (à direita) é muito mais simples do que a instalação "artesanal" (à esquerda).
O produto como um todo pode ser dividido em 3 partes principais:
- Equipamento inteligente (em 1)
- Equipamento de monitoramento de consumo (em 2)
- Baterias (em 3)
Esse sistema também é fixo, pois, uma vez instalado no veículo, não se destina a ser desmontado a cada uso. Ele é muito eficiente e adaptável às necessidades de cada um, pois apenas o número de baterias precisa ser ajustado (não há necessidade de ler planos elétricos). Quanto ao preço, você pode esperar pagar 3.898€ pelo sistema mais econômico e 13.596€ pela versão mais avançada com potência de 15kW!
Entre essas duas soluções, ambas são funcionais. O aspecto portátil do kit de bateria EcoFlow river 3 max plus nos cativou. De fato, assim como o espírito da nossa empresa e o desejo da maioria da nossa comunidade, a modularidade e mobilidade são essenciais. A ideia é poder mover a bateria para fora, caso queira estar ao ar livre, à beira de uma piscina, um lago ou qualquer outro lugar. Sem restrições, com simplicidade e praticidade, resumimos tudo o que desejamos. Unindo desempenho com a tecnologia Li-ion Ferro - Fosfato (LTO), segurança, mobilidade e bom custo-benefício, nossa escolha foi natural!
As baterias e a energia, de modo geral, representam hoje uma estratégia de desenvolvimento essencial para muitos setores, por isso a evolução é tão rápida. Além das baterias de lítio-metal em desenvolvimento, uma nova tecnologia chamada Sódio-íon começa a surgir. Promissora graças aos seus componentes abundantes (portanto, de baixo custo), seu aspecto ecológico e sua estabilidade (segurança), essa tecnologia pode muito bem se tornar popular quando seus problemas de vida útil ou densidade energética forem resolvidos. Fique de olho!
Transforme o seu veículo utilitário em uma van equipada em 5 minutos.
A Combeing é a solução ideal para os proprietários de veículos utilitários, furgões e campers que desejam dar, temporariamente e em poucos minutos, um outro uso à sua van para lazer.
102 aviso
O que os nossos clientes dizem...
Alain Martin
há 3 mês(es)
Equipe acolhedora, muito profissional e competente, equipamentos muito práticos, funcionais e de qualidade, bem feito, ótima empresa, estrelas merecidas.
salmandra x.
há 4 mês(es)
Coloquei meu kit na cesta. Enviei um e-mail com uma pergunta, o Mathieu me ligou imediatamente e até me aconselhou sobre uma configuração melhor. Agendamento marcado 2 dias após a instalação, com a remoção da minha divisória. E fui tão bem recebida que adicionei o módulo de cozinha. Uma equipe adorável e acolhedora. Vá lá de olhos fechados. Voltarei para fazer o isolamento mais tarde... Obrigada novamente... Sandra
Morane Barguillet
há 4 mês(es)
Encomendamos nosso kit em setembro de 2023 para o nosso Opel Vivaro H1L2. Temos usado bem e o tornado rentável desde então. Recebemos em um palete com entrega muito rápida. Uma instalação tranquila e simples, com diversas opções de layout. Não nos arrependemos do investimento. Os materiais depois de um ano e meio estão como novos, basta cuidar deles. Recomendo ??
Joel Joel
há 8 mês(es)
Bem merecido 5 estrelas. Ótima equipe Um simples e-mail resultou em uma compra. Eu me senti considerado, levado a sério e no centro das atenções. Uma vez lá, Matthieu foi incrível. Realmente no topo. Consegui satisfazer, realizar todos os meus desejos. A família agradece.
Hervé LOZES
há 10 mês(es)
Conceito engenhoso e muito bem pensado, material de qualidade e fabricação de precisão, com uma equipe atenciosa, recomendo fortemente!
Laetitia Coudrai
há 10 mês(es)
Compramos há alguns meses um kit Combeing para nosso transportador VW T5 e estamos muito satisfeitos com ele! A entrega foi gratuita e rápida. O atendimento ao cliente é de primeira qualidade, seja pela informação ou pela capacidade de resposta. Os kits são adaptáveis ao seu tipo de veículo mas também à sua utilização quer seja modo estrada, modo nocturno ou modo diurno (com tabela). Muito bom valor ao dinheiro. É altamente recomendável. E um grande obrigado ao Mathieu por lhe enviar presentes!!
Laurent Gréco
há 1 ano(s)
Uma grande equipa, um produto de elevada qualidade, um preço muito competitivo. Vendemos a nossa carrinha convertida porque o nosso tempo de utilização anual não justificava um investimento tão caro. Adquirimos um veículo utilitário que convertemos ao nosso gosto com a possibilidade de modificar a sua configuração de acordo com as nossas necessidades seguindo os numerosos conselhos muito profissionais recebidos da COMBEING. A equipa aproveitou o tempo para nos receber na empresa e montar os nossos módulos de forma a termos um layout à medida com tudo o que é necessário para viver de forma independente: gás, ponto de água, electricidade, WC, painel solar, duche... Resumindo , tudo o que é necessário para viver momentos agradáveis de acordo com os nossos desejos sem necessitar de ter o nosso veículo homologado na VASP Obrigado mais uma vez a toda a equipa pelo acolhimento, pela disponibilidade e pelo profissionalismo que realmente merecem. ser destacado
Domie Palet
há 1 ano(s)
Muito satisfeito com os módulos, entrega rápida, equipe super simpática, obrigado Mathieu pela assessoria e pelo profissionalismo, de primeira qualidade!!!! Recomendamos sem moderação...
Johann Manassian
há 1 ano(s)
Muito bom, a equipe é muito legal, os produtos vendidos (kit esportivo para VW T6 para mim) são ótimos (mas eu não tinha dúvidas disso, já tinha planejado tudo graças ao site deles, mas com os conselhos deles fiz um algumas mudanças que me agradam melhor). Também fiz o isolamento de cortiça pulverizada antes de pegar meu kit, resultado super simples e lindo. Eu realmente recomendo mais do que nunca. Obrigado e boa sorte em suas novas instalações.
caroline faure
há 2 ano(s)
5 estrelas sem hesitação para esta empresa profissional no layout modular de Vans e Vans. Um agradecimento especial ao Mathieu, que soube ouvir e encontrar todas as soluções para os meus constrangimentos respeitando o meu orçamento! A equipe é ótima, o ambiente amigável! Eu recomendo!!
Laurent FOUCHARD
há 2 ano(s)
Procurava uma carrinha o mais modular possível, capaz de ser utilizada como veículo de uso quotidiano, utilitário ou de lazer e com o kit Combeing Full encontrei exactamente o que procurava para a minha carrinha L1H1. Falei várias vezes com Mathieu e Raphaël, a sua atenção, a sua capacidade de resposta e a sua disponibilidade bem como os seus conselhos e os seus serviços foram muito valiosos para me orientar nas minhas escolhas... Resumindo, kits muito bem feitos, fáceis e rápidos de colocar no local, além de uma ótima equipe, recomendo fortemente esta empresa amigável...
Stephane Picard
há 2 ano(s)
Marcamos uma consulta, Mathieu nos recebeu calorosamente e nos mostrou o workshop, depois fomos até a área escolhida para resumir e fazer o orçamento. Temos todas as explicações técnicas necessárias, bem como conselhos e feedback. O menino é sincero e super profissional. Nossa escolha validada nos auxilia durante todo o tempo necessário para configurar os módulos. Mais uma vez, muitos conselhos e dicas, graças a ele. Achei a ideia absolutamente brilhante no papel mas fica ainda melhor na carrinha, as possibilidades são infinitas, a qualidade é de primeira, tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor. No final, confirma que com os meus 1m70 podemos dormir sem problemas e assim manter a mesa no lugar durante a noite. Conclusão: estamos satisfeitos além das nossas expectativas. Obrigado COMBEING, obrigado ao brilhante inventor e obrigado Mathieu pelo seu conselho
Nossos pontos fortes e valores
Não é necessária homologação VASP
Envio em até 48 horas úteis
Venha e saia com seu kit
Fabricação local e artesanal
Baixo impacto ecológico
Inserção profissional (ESAT)
Combinações infinitas conforme as suas preferências
Os nossos kits adaptam-se a todos os tipos de furgões. A Combeing escolhe para você os pisos adequados ao seu veículo utilitário; você só precisa mover as caixas neste piso como preferir. Em poucos segundos, passe de uma configuração com mesa e assentos para uma cama grande que cobre todo o interior do veículo.